February 4 2012

Regina Di Ciommo

Consórcio Imobiliário e de Veículos





Se você pode esperar um pouco mais para ter seu carro novo, os consórcios oferecem parcelas acessíveis, além do que o pagamento pode ser interrompido se for necessário.

Consórcios – um bom investimento, a opção para quem quer o carro novo, com juros e parcelas menores

Fazer um consórcio é uma forma de poupar dinheiro, porque você se paga antecipadamente e acumula o valor a ser resgatado. Os consórcios costumam ser seguros. Além de possibilitarem a aquisição do carro novo, existem aqueles que também se destinam à compra da casa nova, como os Consórcios MAPFRE.

O consórcio reúne grupos de pessoas que tem o mesmo objetivo. O valor do bem é pago em parcelas, com um prazo determinado. Os grupos de pessoas pagam mensalmente, formando um patrimônio que torna possível a compra dos bens de todos os participantes, por sorteio ou lance, que são realizados mensalmente.

Receba grátis as melhores cotações para o seu financiamento!

Solicite as melhores propostas para o seu financiamento através do site Financiamento.net

O que você gostaria de financiar?

O sorteio mensal permite que você consiga receber o seu carro antes de terminar de pagar o contrato. O sorteado recebe uma Carta de Crédito, para ser usada na compra do veículo nas concessionárias. Escolhido o carro, o consorciado preenche os requisitos exigidos para o pagamento ser liberado e depois continua pagando as parcelas que faltam até quitar seu saldo devedor. O saldo devedor também pode ser quitado depois do sorteio.

O consórcio surgiu no Brasil durante os anos 60, quando a indústria automobilística estava em expansão e não existiam financiamentos para tornar o carro acessível à população.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Para adquirir uma cota em um consórcio é preciso assinar um contrato com a administradora, onde devem ser explicitadas todas as regras quando a taxas de administração, valores de prestações a serem pagos, reajustes ao longo do contrato, condições para o sorteio, direitos dos consorciado, e outros.

Consórcio Imobiliário

Para quem está pensando em comprar ou reformar a casa própria, ou mesmo comprar a casa na praia, o consórcio também pode ser uma solução. As prestações mensais não incluem juros e são baixas, com valores de acordo com a sua Carta de Crédito. O valor das Cartas de Crédito costuma variar de R$30 mil a R$300 mil. As Cartas de Crédito têm seu valor atualizado anualmente, para que não percam valor. Esse é o caso dos Consórcios Mapfre, por exemplo, onde três consorciados são contemplados por mês. Quanto maior a abrangência de uma administradora, maior será o capital acumulado e maiores são as chances de você ser contemplado.

Quando se inicia o pagamento se começa e acumular capital. Você tem a chance de ser sorteado rapidamente ou pode oferecer um lance livre para ter acesso ao bem de forma mais rápida. O lance pode ser realizado com 50% do valor de sua Carta de Crédito.

No consórcio imobiliário você também pode utilizar o seu saldo do FGTS – fundo de garantia – que é aceito para um lance ou para quitar o saldo devedor.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Se o caso for a compra de uma carro novo ou seminovo, o consórcio oferece uma maneira simples de atender às suas necessidades. O prazo para pagamento é maior do que o das financiadoras de crédito pessoal, pois costumam ser de 70 meses. A taxa de administração é incluída nas prestações. Depois é só torcer para ser sorteado!

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.