February 7 2012

Anna Raphaela Drumond

Qual é a diferença entre Empréstimo e Financiamento?





Empréstimo e financiamento: fique por dentro das diferenças entre essas operações  e também das vantagens de ter dinheiro em suas mãos quando você mais precisar

Hoje em dia existem muitas ofertas para quem quer investir em alguma coisa ou realizar um sonho de consumo. Mas quais são as diferenças entras as operações financeiras disponíveis? Cartão de crédito, cheques, empréstimos e financiamento são algumas das opções. Veja aqui dicas para saber qual é a melhor das opções para você.

Para compras de pequeno porte, o cartão de crédito pode ser uma boa opção. Muitos estabelecimentos oferecem o parcelamento sem juros e se a fatura for paga em dia – os juros com atrasos são muito altos – o bom negócio é garantido. Já para aquisições ou pagamentos em longo prazo o empréstimo e o financiamento são as melhores escolhas.

Mas qual dos dois escolher? Depende do que você está procurando. Para o empréstimo você não precisa justificar a finalidade do dinheiro para o banco ou financeira. Você pode pegar um empréstimo para pagar dívidas, adquirir algum bem de consumo ou para uma emergência. Já o financiamento costuma ter um valor mais alto e a finalidade do dinheiro deve ser justificada. Os mais comuns são financiamentos de imóveis e veículos, mas podem também financiar empreendimentos, estudos, etc.

Receba grátis as melhores cotações para o seu financiamento!

Solicite as melhores propostas para o seu financiamento através do site Financiamento.net

O que você gostaria de financiar?

As duas operações facilitam a vida de quem não tem aquela quantia na mão, mas como tudo que envolve dinheiro requer muita atenção. Empréstimo e financiamento têm muitas taxas e juros embutidos, então o melhor é pesquisar. O pagamento das parcelas é um dado importante, por isso escolha a melhor data para quitá-las, para não ficar em atraso e pagar juros altos com isso.

Empréstimo e financiamento também têm diferenças na burocracia. O empréstimo costuma ser mais simples e pode ser feito tanto em bancos ou financeiras. Mas fique atento, pois quanto mais “rápido” e “fácil” for o empréstimo, mais juros você irá pagar. Já o financiamento é feito por bancos renomados e instituições autorizadas, pois envolvem um processo mais detalhado e burocrático, já que os valores são mais altos. Existem simuladores de financiamento que podem facilitar sua pesquisa, saiba mais sobre simulação de financiamento aqui.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

As taxas de empréstimo e financiamento variam muito de acordo com o banco, financeira, a instituição e também a finalidade de financiamento. Se você tiver dúvidas sobre as cobranças e taxas, você pode conversar com o gerente ou o representante da financeira, ou pesquisar no site do Banco Central, que é o órgão responsável por fiscalizar as operações financeiras no Brasil.

Para fazer um bom negócio, o segredo é pesquisar e abusar da calculadora. Procure informações sobre seus direitos e também sobre as regras gerais das leis que falam das práticas de empréstimo e financiamento no Brasil. As dívidas e cobranças podem fazer do seu sonho de consumo um grande pesadelo, por isso não deixe isso acontecer. Pesquise, pergunte, se informe e faça muitas contas! Será cansativo, mas você verá que irá valer a pena.

 

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Sobre o autor: Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond, tradutora e escritora, nascida no Rio de Janeiro. Apaixonada por línguas, em especial pela língua portuguesa e inglesa, trabalha como tradutora, revisora e escritora desde 2005. É estudante de Letras Português/Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.