February 26 2017

Regina Di Ciommo

Financiamento de Veículos





Financiamento de Veículos: Realize o sonho de conseguir seu carro 0 km através do financiamento de veículos. Ele está mais facilitado do que nunca!

Financiamento de VeículosO financiamento de veículos cresceu muito nos últimos anos. O público consumidor utiliza cada vez mais o CDC – Crédito Direto ao Consumidor, para efetuar esse tipo de financiamento, com um prazo médio para pagamento de quatro anos.

Se você está pensando em financiar um carro novo, saiba que a média de juros praticada pelas montadoras de automóveis é de 1,42% ao mês, ou 18,44% ao ano e essa taxa vem permanecendo estável nos últimos 4 anos. A média de inadimplência, isto é, o índice que demonstra os casos em que os clientes não conseguem pagar as prestações do CDC por mais de 90 dias, é de apenas 2,6%.

Anote dicas para guardar 10% do seu salário e realizar o seu sonho.

O CDC destina-se ao financiamento para carros, além de outras finalidades. Esse tipo de Crédito é aberto a pessoas físicas ou jurídicas. O CDC caracteriza-se por ter um prazo de até 60 meses para ser pago, com parcelas fixas e vencimento de acordo com a necessidade do cliente.

Com o CDC você pode financiar até 100% do valor do veículo, que deve ser novo ou seminovo, com até 10 anos de fabricação. Quando você contrata o CDC está incluída a taxa de IOF, ou Imposto sobre Operações Financeiras. Se for o caso, você pode quitar a dívida antecipadamente, antecipando as prestações, com a redução dos juros relativos ao adiantamento das parcelas. O interessante com esse tipo de Crédito Direto ao Consumidor é que você recebe o dinheiro rapidamente e pode ter acesso ao seu veículo antes mesmo de começar a pagar a primeira parcela.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Pontos Positivos do CDC

  • Você paga o seu carro à vista e financia a divida diretamente com seu banco.
  • É possível quitar a dívida, antecipando as parcelas, com desconto dos juros devidos.
  • O veículo já sai registrado no seu nome, desde o início do financiamento.

O ponto negativo do CDC se refere aos juros. Por haver um risco de não pagamento, os juros são mais altos e o preço final para o financiamento do veículo é mais alto. Além disso, é preciso aceitar as exigências bancárias para garantia do crédito, como renda mensal.

O financiamento de veículos do tipo Leasing é uma modalidade de arrendamento financeiro, pois o carro permanece no nome da arrendadora até que o financiamento seja totalmente pago. Os prazos e valores também são previamente definidos. Mediante a aprovação do crédito, é possível contratar o Leasing de até 100% do valor do carro, para veículos com até 10 anos de fabricação. A média de prazo para pagamento fica entre 24 a 60 meses, as parcelas são fixas e o vencimento é estabelecido de acordo com a conveniência do cliente. Nesta modalidade de financiamento de carros não existe pagamento da taxa IOF.

Conheça os tipos de financiamento e veja como fazer!

Ponto positivo do Leasing:

Essa modalidade de financiamento de veículos é dedutível do Imposto de Renda.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Ponto negativo: Além do carro não ficar registrado no nome do comprador, mas no nome da arrendadora, até o final do prazo do contrato, o Leasing não permite a antecipação do pagamento de últimas parcelas, como no caso do CDC. Se você quiser antecipar o pagamento terá que pagar todas as parcelas restantes de um contrato, com o desconto dos juros.

Comparativamente, o CDC apresenta vantagens sobre o Leasing, principalmente porque o carro fica em seu nome desde a compra. O importante é planejar com cuidado o valor do pagamento mensal ao seu rendimento, para que você não corra o risco de não poder pagar. E se houver possibilidade de você antecipar as últimas parcelas do contrato, essa é uma boa opção.

Se você puder oferecer uma entrada maior, com o dinheiro obtido com a venda de seu carro usado, o valor do empréstimo é menor e consequentemente as parcelas serão mais acessíveis. Lembre-se que ao adquirir seu veículo, além das parcelas do financiamento, você precisará contratar um seguro auto para garantir a sua segurança e de seu automóvel, mais um motivo para avaliar bem antes de escolher seu financiamento.

Dicas de financiamento de veículos

Se você está querendo financiar um veículo, saiba que é preciso ter muito cuidado, já que estará comprometendo boa parte do seu orçamento. Independente se você vai optar pela compra de um carro novo ou usado, existem três opções à sua escolha: consórcio, leasing e CDC.

Conheça as diferenças de custos  para um carro financiado, nesse artigo que preparamos para você.

Veja as vantagens de optar pelo financiamento (CDC ou Leasing):

  1. Compra um carro sem dinheiro no bolso

Existem bancos que oferecem financiamento sem entrada e outros onde você precisa dar uma entrada baixa.

  1. Você já sai com seu carro

Assim que for liberado os documentos, você já sai da loja com seu veículo.

  1. Adiantamento das parcelas

Se quiser e puder, pode adiantar quantas parcelas desejar.

  1. Facilidade no pagamento

É muito mais cômodo para pagar, já que você recebe um carnê e este pode ser pago juntamente com suas outras contas. E se for do banco que você já trabalha, ainda pode optar pela opção de débito automático em conta.

Desvantagens de optar pelo financiamento de veículos

O financiamento de veículos também tem suas desvantagens:

  1. Valor mais caro

Existem casos em que o consumidor paga duas vezes o valor do veículo, já que as taxas de juros são altas.

  1. Aperto financeiro

Um veículo também requer gastos com combustível, IPVA, estacionamento e manutenção, portanto, se planejar é essencial. Isso porque o financiamento requer boa parte do seu orçamento mensal.

  1. Desvalorização

É importante ficar ciente que o veículo irá desvalorizar todos os anos, então, provavelmente você não conseguirá vender pelo preço que comprou.

  1. Taxas de juros por atraso

As taxas de juros por atraso são bastante altas, então, se você atrasar o pagamento, terá que ficar ciente que pagará um valor bem alto. Sem contar que, se manter o atraso, correrá o risco de apreensão do bem, onde surgirão muitos outros problemas.

  1. Não é possível vender o bem (leasing)

Se você optou pelo financiamento leasing, não poderá vender o seu bem até a quitação total dele, já que o veículo estará em nome do banco.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.