fevereiro 5 2012

Regina Di Ciommo

Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos: Realize o sonho de conseguir seu carro 0 km através do financiamento de veículos. Ele está mais facilitado do que nunca!

O financiamento de veículos cresceu muito nos últimos anos. O público consumidor utiliza cada vez mais o CDC – Crédito Direto ao Consumidor, para efetuar esse tipo de financiamento, com um prazo médio para pagamento de quatro anos.

Se você está pensando em financiar um carro novo, saiba que a média de juros praticada pelas montadoras de automóveis é de 1,42% ao mês, ou 18,44% ao ano e essa taxa vem permanecendo estável nos últimos 4 anos. A média de inadimplência, isto é, o índice que demonstra os casos em que os clientes não conseguem pagar as prestações do CDC por mais de 90 dias, é de apenas 2,6%.

O CDC destina-se ao financiamento para carros, além de outras finalidades. Esse tipo de Crédito é aberto a pessoas físicas ou jurídicas. O CDC caracteriza-se por ter um prazo de até 60 meses para ser pago, com parcelas fixas e vencimento de acordo com a necessidade do cliente.

Com o CDC você pode financiar até 100% do valor do veículo, que deve ser novo ou seminovo, com até 10 anos de fabricação. Quando você contrata o CDC está incluída a taxa de IOF, ou Imposto sobre Operações Financeiras. Se for o caso, você pode quitar a dívida antecipadamente, antecipando as prestações, com a redução dos juros relativos ao adiantamento das parcelas. O interessante com esse tipo de Crédito Direto ao Consumidor é que você recebe o dinheiro rapidamente e pode ter acesso ao seu veículo antes mesmo de começar a pagar a primeira parcela.

Motorista

Receba grátis as melhores cotações para o seu financiamento!

Solicite as melhores propostas para o seu financiamento através do site Financiamento.net

O que você gostaria de financiar?

Pontos Positivos do CDC

  • Você paga o seu carro à vista e financia a divida diretamente com seu banco.
  • É possível quitar a dívida, antecipando as parcelas, com desconto dos juros devidos.
  • O veículo já sai registrado no seu nome, desde o início do financiamento.

O ponto negativo do CDC se refere aos juros. Por haver um risco de não pagamento, os juros são mais altos e o preço final para o financiamento do veículo é mais alto. Além disso, é preciso aceitar as exigências bancárias para garantia do crédito, como renda mensal.

O financiamento de veículos do tipo Leasing é uma modalidade de arrendamento financeiro, pois o carro permanece no nome da arrendadora até que o financiamento seja totalmente pago. Os prazos e valores também são previamente definidos. Mediante a aprovação do crédito, é possível contratar o Leasing de até 100% do valor do carro, para veículos com até 10 anos de fabricação. A média de prazo para pagamento fica entre 24 a 60 meses, as parcelas são fixas e o vencimento é estabelecido de acordo com a conveniência do cliente. Nesta modalidade de financiamento de carros não existe pagamento da taxa IOF.

Ponto positivo do Leasing:

Essa modalidade de financiamento de veículos é dedutível do Imposto de Renda.

Ponto negativo: Além do carro não ficar registrado no nome do comprador, mas no nome da arrendadora, até o final do prazo do contrato, o Leasing não permite a antecipação do pagamento de últimas parcelas, como no caso do CDC. Se você quiser antecipar o pagamento terá que pagar todas as parcelas restantes de um contrato, com o desconto dos juros.

Comparativamente, o CDC apresenta vantagens sobre o Leasing, principalmente porque o carro fica em seu nome desde a compra. O importante é planejar com cuidado o valor do pagamento mensal ao seu rendimento, para que você não corra o risco de não poder pagar. E se houver possibilidade de você antecipar as últimas parcelas do contrato, essa é uma boa opção.

Se você puder oferecer uma entrada maior, com o dinheiro obtido com a venda de seu carro usado, o valor do empréstimo é menor e consequentemente as parcelas serão mais acessíveis.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.

Compartilhe este artigo:  


Discussão

Ivanilma fevereiro 13, 2013 at 11:08 pm

Boa noite!

Gostaria de saber se a modalidade de financiamento CDC também é dedutível do Imposto de Renda. Estou comprando um veículo 0km com as isenções de IPI, ICMS, IPVA e IOF. Como o IOF já vem incluso no contrato como faço para que o banco financeiro me isente desse imposto?

Obrigada pela atenção.

benedito marquezim natal maio 27, 2013 at 12:06 am

Bom dia,
Como eu faço para financiar um carro com vocês, porque eu não posso dar entrada, por isso não estou conseguindo. Já fiz várias tentativas e não consegui.
Obrigado.

Postar um comentário